10 erros de hashtag que todo profissional de marketing deve evitar no Instagram

#TBT

#Instagood

#Semfiltro

Estas são apenas algumas das hashtags mais populares no Instagram, de acordo com uma análise recente . Esse sinal de pontuação ganhou um novo significado em 2007, quando um usuário do Twitter começou a usar hashtags para agrupar tópicos de conteúdo e discussão, a fim de facilitar a localização de tópicos de interesse por outras pessoas.

Hoje, as hashtags são usadas em plataformas de mídia social, mas se tornaram particularmente populares no Instagram. Na verdade, as hashtags tornaram-se tão populares que o Instagram instituiu um limite de hashtag para impedir que os usuários as usassem em excesso.

Os profissionais de marketing do Instagram já podem perceber que as hashtags desempenham um papel essencial na descoberta e amplificação de conteúdo. Aqui estão 10 dicas que permitirão aos profissionais de marketing de mídias sociais colocarem as hashtags do Instagram em bom uso, evitando as armadilhas comuns que podem, de outra forma, prejudicar campanhas conscientes.

1.  Ignorando hashtags tópicas.

As hashtags ajudam aqueles que não estão seguindo sua conta a encontrar seu conteúdo. Para alcançar novos seguidores, os profissionais de marketing de mídia social devem incorporar hashtags populares em postagens do Instagram. Isso pode ajudar as marcas a alcançar usuários que estão procurando por hashtags que dominam o Instagram.

hashtags easyposts

No exemplo acima, a Mercedes-Benz criou um conteúdo que se encaixa bem com as hashtags de férias populares. Os gerentes de mídia social da marca adicionaram as hashtags “Holidays” e “Xmas” ao post, o que ajudou a aumentar o alcance.

2.  Encher de hashtag.

Como mencionado anteriormente, o Instagram não suporta o preenchimento de hashtag. O uso excessivo de hashtags em um esforço para alcançar um público mais amplo geralmente acaba saindo pela culatra. Os usuários do Instagram se tornaram espertos o suficiente para detectar e evitar conteúdo que pareça ser spam. Postagens com muitas hashtags parecerão pouco confiáveis ​​e podem fazer com que os usuários formem uma opinião negativa sobre sua marca.

Pegue uma página das marcas Instagram mais bem sucedidas do mundo e use hashtags com bom gosto. No exemplo acima, a Rolex usa três hashtags para promover um dos novos relógios. Duas das hashtags utilizadas são de marca, enquanto uma é descritiva.

3.  Não desenvolver uma hashtag de marca.

Uma hashtag de marca pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca no Instagram. Ao incentivar os entusiastas da marca a usar uma hashtag de marca, as empresas podem ampliar seu alcance além daqueles que seguem seu perfil no Instagram.

Os profissionais de marketing de mídia social devem pensar em hashtags de marca criativas que as pessoas do público-alvo gostariam de usar. Com o tempo, os usuários do Instagram podem começar a usar organicamente a hashtag da sua organização.

4.  Com vista para o novo recurso de monitoramento de hashtag do Instagram.

No ano passado, o Instagram  anunciou um recurso que permitia aos usuários seguir hashtags específicas da mesma forma que seguiriam uma conta no Instagram. Esse desenvolvimento teve implicações significativas para os interessados ​​em campanhas de marketing de hashtag.

Primeiro, os profissionais de marketing de mídia social podem facilmente seguir hashtags de interesse dentro do Instagram. Isso facilita a monitoração nativa da plataforma para conteúdo gerado pelo usuário, por exemplo.

Em segundo lugar, o desenvolvimento de uma hashtag de marca que tenha um poder de permanência real fornece às marcas uma outra maneira de as marcas se conectarem com seu público-alvo por meio do Instagram. Alguns podem optar por seguir uma hashtag de marca, em vez de uma conta tradicional do Instagram, por exemplo.

5.  Usar hashtags sem entender seu significado.

Há um número incontável de campanhas de mídia social que falharam devido ao marketing de surdez. Não cometa o mesmo erro que marcas como Pepsi e Tory Burch fizeram por apropriação indevida de pontos de referência sociais ou políticos para ganhos corporativos.

Da mesma forma, os gerentes de marketing de mídia social devem ter certeza de que entendem o que significam as abreviaturas de hashtags. Usar o #AF , por exemplo, pode ser atraente porque está crescendo em popularidade entre alguns dados demográficos, mas pode ofender outros que desaprovam organizações que usam palavrões em conteúdo de marketing.

6.  Lançamento de uma campanha publicitária sem uma hashtag de acompanhamento.

As marcas mais bem sucedidas do mundo geralmente lançam campanhas publicitárias com uma hashtag. Isso porque incentiva os membros do público-alvo a compartilhar conteúdo gerado pelo usuário com a mesma hashtag.

Isso ajuda a ampliar a mensagem da marca e facilita para os anunciantes monitorar a reação a um anúncio através de redes sociais como o Instagram.

Independentemente do canal através do qual você lança um anúncio, não se esqueça de incluir uma hashtag em algum lugar no criativo.

7.  Negligenciando o monitoramento de conteúdo gerado pelo usuário.

O conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC, costuma ser compartilhado com uma hashtag de marca. Muitas vezes, as marcas re-compartilham o conteúdo gerado pelo usuário como uma forma de prova social. Ao compartilhar um endosso implícito de um usuário feliz do Instagram, ele pode ajudar as marcas a fazer incursões com outros possíveis clientes na plataforma.

easyposts hashtags

Além disso, incluir um grito para um cliente feliz pode ajudar a transformar esse cliente satisfeito em um defensor da marca ao longo da vida. No exemplo acima, a Harley Davidson compartilha conteúdo gerado pelo usuário e incluiu uma hashtag de marca para inicializar.

8.  Esquecer de incluir uma hashtag na sua biografia do Instagram.

Adicionar uma hashtag apropriada a uma biografia do Instagram é uma ótima maneira de tornar sua conta mais detectável. Os usuários do Instagram podem pesquisar palavras-chave relacionadas a fotos, lugares ou “pessoas”, sendo a última delas uma outra palavra para os perfis do Instagram.

Nos casos em que você está tentando ganhar força entre o público-alvo, compartilhar uma hashtag genérica usada por esse público é sua melhor aposta. Por outro lado, aqueles que estão interessados ​​em motivar uma audiência existente para se tornarem mais engajados podem se beneficiar de incluir uma hashtag de marca na biografia do Instagram.

9.  Ignorando plataformas de descoberta de hashtag.

Às vezes pode ser difícil saber quais hashtags devem ser usadas e quando. Muitas vezes, é melhor usar uma hashtag de tendência livre de conotações políticas ou sociais divisivas. Para esse fim, os profissionais de marketing de mídias sociais podem usar uma plataforma de descoberta ou análise de Instagram de terceiros para identificar hashtags que devem ser usadas para aumentar o alcance de um conteúdo específico.

Antes de postar uma nova imagem ou vídeo na plataforma, reserve alguns minutos para ver se uma hashtag popular pode ser incluída na legenda. Isso deve fazer parte do seu fluxo de trabalho de monitoramento do Instagram.

10.  Concentrando-se em hashtags, esquecendo-se de criar uma legenda em movimento.

Embora as hashtags do Instagram sejam importantes para alcançar novos públicos ou envolver ainda mais os seguidores existentes, elas são apenas um pequeno componente do que é necessário para ser bem-sucedido como um profissional de marketing do Instagram.

Mais importante que as hashtags do Instagram é criar uma narrativa de marca atraente que esteja alinhada com as necessidades e desejos do público-alvo. Isso significa que as marcas vencedoras serão aquelas que usam legendas do Instagram para contar uma história convincente sobre a marca.

Naturalmente, uma parte da redação de uma ótima legenda está usando hashtags apropriadamente, mas os profissionais de marketing devem evitar obcecar o uso da hashtag, excluindo a criação de uma legenda em movimento.

Conclusão

O Instagram está se tornando uma plataforma de mídia social cada vez mais concorrida. Mais de 25 milhões de empresas usam contas oficiais do Instagram Business, e 800 milhões de pessoas usam a plataforma no total.

Uma maneira de cortar o ruído é usando habilmente hashtags para aumentar o alcance. A seleção de hashtags populares pode ser uma ótima maneira de conquistar novos seguidores em busca de uma conta como a sua. Como alternativa, o uso de hashtags de marca pode ser uma boa maneira de aumentar o reconhecimento da marca por meio do Instagram ou incentivar os seguidores a produzir conteúdo gerado pelo usuário. Não esqueça de contar com a easyposts para automatizar e gerenciar suas redes sociais!

Deixe uma resposta